domingo, 3 de junho de 2012

Casei e agora? vistos e documentos, como permanecer na Turquia

Olá pessoas Eu tenho recebido alguns emails de algumas pessoas me perguntando o que acontece depois do casamento, como permanecer aqui. Bom é simples porém um pouco burocratico só tem que ter um pouco de paciência. Depois de casados, nós fomos ao Consulado do Brasil em Istambul para fazer o registro do casamento. Chegando lá me pediram a minha certidao de nascimento expedida a menos de 6 meses, e adivinha? eu nao tinha, a minha que eu trouxe com os carimbos do Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada da Turquia ficaram retidos no cartório onde nos casamos. Pedi a uma amiga que me enviasse uma nova via. Com os documentos em mãos levamos juntamente com os nossos passaportes, um documento registrado em cartório onde afirmamos o tipo de uniao se com separação de bens, se com separação parcial......., preenchemos um formulario no qual eles perguntam qual o nome adotado depois de casados, pagamos uma taxa no banco de 20 doláres. Recebemos um documento que deverá ser feito a transcrição no Cartório de 1º ofício da cidade que eu residir no Brasil. Fomos também resolver a situação do visto. Eu vim com o visto de turista que valem 90 dias. Preenchemos pela internet um formulário da policia daqui. Marcamos um agendamento e no dia marcado nós comparecemos com o nosso livro de casamento, duas fotos minha, uma foto dele, meu passaporte, graças a Deus nao foi preciso traduzir nada, pagamos uma taxa e depois de uma semana eu recebi meu livrinho de visto. Ahhh o visto foi de 1 ano, depois temos que renovar. é isso....... Como nós vamos para o Brasil, depois eu posto aqui como foi o procedimento com ele. Beijos.

8 comentários:

  1. Oi! Esse registro na polícia é meu próximo passo. Mas que seria uma ID temporária e não um visto... E a fila p agendar está bem longa! Só tem data p agosto!
    Eu fiz este post: http://acasadavan.wordpress.com/2012/01/10/casamento-na-turquia-breve/
    Se vc souber de alguém precisando de informações p casamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è querida não está fácil agendar para logo, se vc estiver com o visto de turista (90) dias e acabar antes de vc se regularizar pode crer q vais pagar uma multa. Aconteceu comigo, eu agendei ainda faltando 32 dias para o fim do meu visto, mas nao tinha vaga para antes, resultado: paguei multa.
      Obrigada por compartilhar o seu link, bjs

      Excluir
  2. Oie, obrigada pelo post!
    Tenho mais uma duvida: caso eu mude de nome, ou seja, acrescente o sobrenome do meu marido ao meu nome, como isso é feito. Eu terei que resolver tudo isso quando retornar ao Brasil? Ou posso emitir uma nova identidade e passaporte no consulado/embaixado do Brasil na Turquia?

    =S

    obrigada, bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela in Love, eu realmente nao sei te informar se pode emitir essa nova identidade no consulado. Como é necessário fazer a trasncrição da certidão no Brasil, vou fazer os novos documentos lá, pq alem do RG, tem cpf, titulo de eleitor....,acho melhor, vou estar em meu país, falando a língua q eu entendo, mais confortável né? Bjs

      Excluir
  3. Muito bom post, querida!!! Obrigada por dividir sua experiência e assim ajudar outras pessoas!! Um beijo grande :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a ideia, dividir as informações e partilhar as minhas experiencias. Bjs !!!

      Excluir
  4. Eu quero me casar com um turco, mas depois de casados eu nao pretendo voltar mais ao brasil. Eu queria saber se eu vou ter que voltar ao brasil para resolver alguma coisa depois que me casar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que o seu casamento tenha validade no Brasil é necessario "autenticar" no cartorio de 1° oficio da sua cidade. Nao sei te informar se tem um prazo mas voce pode se informar no site

      http://ancara.itamaraty.gov.br/pt-br/

      bjs

      Excluir