sábado, 17 de novembro de 2012

Vocabulario turco de Salve Jorge


Oi gente!!!

Tenho recebido alguns emails de pessoas me perguntando sobre o vocabulário da novela.
Bom como meu marido é super noveleiro rsrsrsrrs pedi para ele me ajudar nessa tarefa.
Tem muitas palavras na trama, mas infelizmente mal pronunciadas. Esperamos que com o andar da novela isso melhore.
Mas segue ai a lista do que ouvimos até agora e outras pesquisadas pela net em lista divulgadas pelos jornais, porém fizemos uma correção em muitas delas.

Abi - irmão
AllahAllah - ai meu Deus
Anecim (anedim) - mãezinha
babişko (babisko) - paizinho
Bak - olha
Buyrum- Bem vindos
Bey - Senhor
Şekerim (chequerim)- querida
Evet - sim
Fıstık (fustik) - mulher bonita
Gel - vem
Güle güele - tchau
Hadi - vamos, rápido
Yok -  não
Kabul et (kabuletê) - aceito
Maşallah - benza Deus
Merhaba - oi
Harika - maravilhoso
Sağol (saal) - obrigado
Sus - para de falar, cala a boca
Tabi - claro
Tamam - tá bom
Çok guzel - muito bonito, lindo, gostoso
Çok - muito
Tebrik - parabéns
Vahvah - que pena
Vay - uau
Şerefe - saude (para brindar)
Şıllık (chilik) - cadela, vagabunda
Orospu - puta

P.S. essa relação eu encontrei no site : http://www.resumonovelas.com/2012/11/13/novela-salve-jorge-conheca-o-significado-das-palavras-e-costumes-turcos-de-salve-jorge/

Nós (eu e askim)  fizemos algumas correções

Bjsssssssssss

52 comentários:

  1. bom eu estou feliz pois vou me casar com um homem turco ele e de istambul conheci ele pelo fecebook ele era meu amigo e foi me conquistando com poesias e coisas linda que ele me falava entao ele esta chegando dia 26 de dezembro de 1012 e vou começar a correr com os papel do casamento claro so em janeiro pois o pessoal vao voltar das ferias e do final do ano entao se der tudo certo ate fevereiro estou me casando ja vi meu vestido e lindo branco com pedas lindas e vermelho que nao pode falta na tradiçao turca

    ResponderExcluir
  2. Monik, parabéns pelo casório. torço sempre pelas histórias de amor.Bjs

    ResponderExcluir
  3. hahahha! Ótimo post!!


    paquistanesaocidental.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Comecei a assistir a novela fazem 5 dias, por um site que achei na ne.
    Jà estou no 20 capitulo rs. achei uma grande produçao da globo, tb fiquei encantanda com Istambul... e jà està em nossos planos conhecer a turkia, que n fica tao longe da Italia...bom final de semana..bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente a Turquia é uma terra abençoada com paisagens incríveis, vá mesmo, vcs não vao se arrepender, bjs.

      Excluir
  5. Olá,
    Conheci seu blog hoje e me interessou bastante!
    Eu conheci um turco pelo facebook e nos falamos muito nesses últimos seis meses, eu sempre desconfiada, mas mulher você sabe como é...
    Pelo que vi no seus posts anteriores vc teve duas experiências ruins com dois turcos anteriores ao seu esposo e eu fiquei preocupada com a minha relação.
    Esse turco não me pediu em casamento, nos falávamos todos os dias, mas com um tom bem romântico e lendo seus depoimentos fiquei um pouco assustada. Será que você pode em "off" enviar me os perfis dessas pessoas anteriores?
    Eu ficaria muito grata.
    Um beijo
    Muito feliz pela sua realização é um sonho que confesso já tive muito...Parabéns!
    Luciana

    ResponderExcluir
  6. Luciana nesse caso estamos nos relacionando com pessoas pela rede, entao todo o cuidado é pouco, tem q ficar alerta sim, mas não se trave faça tudo com segurança e viva essa experiencia q tambem pode ser maravilhosa. Bom com relação aos perfis dessa pessoas eu não tenho mais deletei de vez da minha vida, mas se vc puder enviar uma foto do "seu" turco para o meu email eu te digo se ele é ou não um dos turcos q conheci. Bjs bia sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok.
      Como faço para te enviar a foto?
      Me deixa seu email?
      Beijos,
      Luciana

      Excluir
  7. o que significa shilique que a mãe da ayla fala pra bianca gostaria de saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nao ouvi ainda ela falando essa palavra, mas o que chega mais proximo é kişilik que significa personalidade. Bjs

      Excluir
    2. O silik que ela fala, pronunciando chilique (e que pronúncia péssima que ela tem), significa algo como vagabunda...

      Excluir
  8. Ela não diz Chilique, ela diz "Silique" que ao escutarmos parece ser Chilique, e significa "Gafanhoto" Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  9. Como posso falar em turco: Meu Deus (no sentido de ter visto alguma coisa/alguém muito bonito)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo a expressão mais usada para o sentido que vc se refere é maşallah, é como se fosse: benza Deus.

      Excluir
  10. olá parec q tem uma paraense na tuequia daqui a uns anos vai ser eu ....mto linda a sua historia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por vc espero que de tudo certo, siga sempre o seu coração e se eu puder ajudar em alguma coisa...... estou por aqui

      Excluir
  11. cuidado para não acabar como a morena!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, obrigada por se preocupar, está tudo certo por aqui o tuco é meu marido, temos uma vida juntos, amigos, parentes, trabalho....

      Excluir
  12. Adoruuuuu essa novela,ela esta orientando as pessoas sob o trafico de crianças e mulheres para as pessoas fikarem bm atenta sob o trafico,e tbm além disso mostra lugares incriveis em turkia mto lindo,sm konta cm todos atores e atris q partipa da novela são mtos bns.BJS adoru salve jorge :-) S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è por ai mesmo anonimo...... mais importante de tudo é alertar as pessoas sobre os cuidados para nao serem enganadas. E claro é maravilhoso ver a Turquia atraves das imagens, mas é uma pena que mostrem muito pouco pouco.

      Excluir
  13. merhaba ,obrigada por proporcionar esta historia linda!

    gostaria muito de porder conversa mais com voce ,tenho muitos amigos turcos estou aprendendo turco e um idioma muito dificil mais eu vou conseguir beijos !meu nome e flavia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia obrigada por ler o blog. Vc pode enviar email para: ediladoler@gmail.com, bjs.

      Excluir
  14. slm merhaba nasılsın ben onunla Turkish'm nişanlım ile çok mutlu konuşmayı öğrendi vardır

    ResponderExcluir
  15. Se Babisko é pai e Anecim, mãe, como é FILHO/A?

    ResponderExcluir
  16. Sempre fui facinada pelo Oriente.Fiz yoga muitos anos. Não sou de assistir novelas, mas um dia resolvi assistir um capitulo, e, me apaixonei pelas vilas da capadocia, e em especial, pelo respeito que os nativos tem pelos mais velhos!!Meu Deus , acho que este respeito hoje em dia so existe ai mesmo!! Tenho 66 anos, mas sou forte e saudavel.Moro sozinha numa casa linda, com uma paisagem verde fantastica!! Adoro meu lar.Apezar de não contar com a presença de 2 filhas , e, 4 netos que tenho sou uma pessoa extremamente alegre, e, feliz!! Meu DEUS e maravilhoso, e, sei que um dia ainda irei a Istanbul, e, Capadocia, para conhecer de perto a verdadeira familia cristã.bjs carinhosos para todas as familias desta região!! Ate um dia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anonimo" obrigada por ler o blog. Se voce tiver a oportunidade de ir a Turquia.... não deixe passar, vá mesmo, com certeza será a aventura mais fascinante de sua vida. O povo turco é muito hospitaleiro vc vai voltar completamente encantada. Realmente é muito bonito ver que eles conseguem manter essa relação de respeito com os idosos. Bjs.

      Excluir
  17. gostei dos significados das palavras.

    ResponderExcluir
  18. eu estava muito curiosa para saber algumas palavras em turco, mais agora ja sei a maioria das palavras, ja posso mim comunhicar com as pessoas turcas e também com outros tipos de linguagen.

    ResponderExcluir
  19. QUANDO A NOVELA SALVE JORGE TERMINAR,VAMOS SENTIR MUITA FALTA NE PESSOAL. A GLORIA PERIS ELA FAZ NOVELA SOBRE O MUNDO SOBRE TRAFICO, MAIS MUDANDO DE ASSUNTO EU NAO QUERIA Q A NOVELA TERMINASE ESSA SEMANA :(

    ResponderExcluir
  20. oi,conheci um turco pela internet,Skype,ele e muito gentil,romântico e etc...me pediu em casamento,disse que é promessa,mas tenho receios,ele mora em istambul é policia,mora só tem 37 anos,o nome dele é Aydin kaya,se alguém puder me ajuda com informações,tenho medo .obrigada.bjos

    ResponderExcluir