domingo, 9 de junho de 2013

Gezi Park....protestos..... muito mais que derrubar árvores!!!

                                                                Gezi Park



Oi gente !!!!

Eu como sempre ando sumida por aqui, muitas coisas acontecendo em um outro post eu conto tudo.

Bom, hoje eu vim aqui pra escrever um pouco sobre uma notícia velha. Muitas pessoas tem me perguntado sobre os protestos que estão ocorrendo em toda Turquia. A nossa imprensa está ai divulgando tudo, mas como me falaram é diferente de ouvir a opinião de quem vive, viveu lá e de quem convive com um nativo. Claro que o que eu conto é a minha opinião baseado no que eu vi e ouvi do meu marido, o que significa que não é lei, é apenas opinião.

Gezi park fica a 5 minutos do apartamento onde moramos em Taksim e foi em um cartório dentro do parque que nós conseguimos nos casar. Frequentei muito pouco askim não gostava que eu fosse sozinha lá, mas posso dizer que o lugar é bonito e seria lamentável que fosse demolido para dar lugar a mais um shopping e condomínio.

Os protestos que se iniciaram no parque eram tímidos apenas umas 200 pessoas para protestar contra a demolição do mesmo, mas a notícia se espalhou pelas redes sociais de uma forma que não estava programada e o que seria  o protesto contra a demolição do parque tomou outra proporção.

Mas o que o povo realmente reivindica? o que o povo quer é a renuncia do Erdogan.
As pessoas então se perguntam mas ele foi eleito pela maioria. Sim mas agora o povo não está mais satisfeito com suas ações.
A Turquia aparentemente melhorou economicamente (isso aos olhos de nós estrangeiros porque na realidade eu vi foi um numero de desemprego alto) e parece ser um país democrático livre e completamente laico. Mas na realidade não é o que está realmente acontecendo. Estão vivendo uma falsa democracia, jornalistas impedidos de contestar e mostrar a verdade o povo a cada dia sofrendo as interferências de um primeiro ministro nada democrático.  que seria um país laico está dando espaço a um país islâmico. E sem contar as interferências na crise da Síria que não tem deixado o povo nada satisfeito.

É um momento muito delicado porém necessário para manter tudo o que Ataturk junto com o povo conquistou. é importante nesse momento que a Turquia avance economicamente e moralmente é preciso manter a ordem e coragem, mas estabelecer de fato uma democracia real e não uma "democracia islamizada"
Os protestos não pararam em todo o país e agora que  povo começou não vai parar enquanto Erdogan não renunciar. Se isso vai acontecer não sabemos, mas a Turquia não é mais a mesma.

Desejo que tudo se resolva sem mortes e sofrimento para o povo e que logo a paz democrática volte a reinar.

abraços



8 comentários:

  1. Tenho viagem (turismo) programada para Turquia em Agosto. É seguro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhe os acontecimentos......agora não é um bom momento de ir em agosto esperamos que as coisas estejam mais calmas. Bjs

      Excluir
  2. Oii gostaria que vc me ajudasse em uma coisinha por favor! Um amigo turco me escreveu uma coisa e eu não to entendendo nada. Help me pleasee!
    amigo: Laaaaagnnnn Carolina napion lagnnnnnnnnn aksam anamlara gidicez uslu ol alirim aklini.
    Não entendo.nada! Adorei seu blog. Estou em um intercâmbio e conheci um turco..haahha!

    ResponderExcluir
  3. querida amiga, procurei sobre essa pessoa (Hızlı Ateş) no google e te achei kkkk queria saber se é o mesmo que fala comigo na net. Ele diz ser modelo, Design e trabalha em trem na Alemanha. Mas é turco e lindo kkkk
    Queria saber de ele é real ou mais uma farsa? um abraço e desde ja obrigada. se tiver algum e-mail pra te mandar uma foto dele. obrigada desde ja. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dinha obrigada por ler o blog
      pode contactar por edilaventura@gmail.com
      bjs

      Excluir
    2. oie
      estou apaixnada por um turco e qria conversar um pouco com vc sobre o assunto tem face ou outro q agente possa s fala
      obrigada desde ja

      Excluir
    3. oie gostaria de falar sobre suas experiencias na turquia vou para la em janeiro e qria falar com alguem q ja esteve por la
      desde ja agradeço

      Excluir
    4. qqr coisa meu face: amanda mendes ok

      Excluir